O impacto da falta de água nas escolas

Professora Gislaine de Paula Antunes Vidal, 4º ano. Escola Municipal Professora Zila Bernadete Bach.

No dia 31 de março de 2025 os alunos do 4º ano A da escola municipal professora Zila Bernadete Bach realizaram um trabalho interdisciplinar sobre a temática da falta de água na escola, com o objetivo de conscientizar-se sobre a importância do uso responsável desse recurso essencial.

O projeto teve início com a exibição de vídeos educativos, que ajudaram os alunos a entenderem melhor o ciclo da água, suas formas de desperdício e os impactos da escassez na vida cotidiana, especialmente no ambiente escolar.

Em seguida, os estudantes participaram de diversas atividades em sala de aula, como rodas de conversa, produção de desenhos, cartazes e textos informativos, onde puderam expressar suas ideias, dúvidas e soluções sobre o tema.

Para finalizar, foi realizada uma entrevista com a equipe escolar (direção, coordenação, funcionários da limpeza e manutenção), onde os alunos puderam fazer perguntas sobre os desafios enfrentados na gestão da água dentro da escola e sugerir melhorias.

O trabalho despertou o senso de responsabilidade e cidadania nos alunos, além de promover o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, o pensamento crítico e a empatia com os profissionais que ajudam a manter a escola funcionando mesmo em situações difíceis.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Leitura

Paz nas escolas é tema de atividades em sala de aula

Pontos turísticos e históricos é tema de estudos em turma de PG